Tela não acende, porém funciona no monitor externo

Publicado: 29 de janeiro de 2010 em notebook

notebookEste defeito está diretamente ligado ao circuito do LCD INVERTER. Se olhar contra a tela, verá uma pequena sombra que é a imagem do programa se formando no LCD, para ter a certeza que o notebook está funcinando deve ligar um monitor na saída VGA, e verificar se o funcionamento do notebook está normal.

PROCEDIMENTO

1º passo – Desmonte a tela

2º passo – Verificar se o LCD INVERTER está sendo alimentado, para isso será necessário medir diretamente o fusível F1. A tensão de alimentação poderá ser +5VDC ou +19VDC

3º passo – Medir a continuidade do fusível F1, verifique se ele está aberto

4º passo – Medir se há +5VDC do brilho, atensão varia de 0 a +5VDC – BRILHO MÁXIMO, que é controlado no teclado ou nun potenciômetro de controle de brilho na lateral da tela

5º passo – Medir se há +5VDC do circuito de apagamento, ele é acionado pelo switch de apagamento da tela.

OBSERVAÇÃO

  • Não há um padrão de pinagem do LCD INVERTER, normalmente a alimentação ocupa dois pinos e o terra também, sendo os outros para brilho e apagamento.
  • Seu conector normalmente é composto de 4,5 ou 6 pinos.
  • Para identificar qual é o pino do brilho,  com o apoio do multímetro, deve primeiro descobrir o pino da alimentação, logo após deve variar o brilho, e medir em qual dos pinos está a tensão que varia de 0 a +5VDC
  • Para identificar o apagamento, deve medir o pino que apresenta 0 Volts quando é acionado o switch de apagamento da tela.
  • O LCD INVERTER só acende a lâmpada se a alimetnação estiver presente, o pino do brilho tiver uma tensão + ou – de +3,2 VDC e o pino do apagamento com + ou – +5VDC, fora isto, ele não acenderá a lâmpada.
quer matar essa vontade?
comentários
  1. washington disse:

    Pergunta de Leigo:

    Onde fica exatamente o fusivel F1 ?

    • Boa Noite Washington,

      A localização do fusível F1 é no inverter, vem escrito F1 ao lado dele. Se me passar o modelo do notebook posso tentar descobrir onde fica.

      Abraço

      • washington disse:

        Oi Danni
        Deixa te falar é um Toshiba IS-1462
        Funciona video externo, mas a origem do problema foi a tela ter apagado, tela preta.
        Levei na Assit. Técnica me disserem que tinha que trocar a tela e inverter, como não sou tão leigo assim comprei a tela e inveter mas o problema continua.
        Segundo seu post: • O LCD INVERTER só acende a lâmpada se a alimetnação estiver presente, o pino do brilho tiver uma tensão + ou – de +3,2 VDC e o pino do apagamento com + ou – +5VDC, fora isto, ele não acenderá a lâmpada.
        Tenho 2 pinos com 19,6v, 2 terras, 1 com 3,26 ou sem nada.
        Se puder me ajudar agradeço muito.pois sei que as mulheres são mais detalhistas e sinceras.
        Obrigado

      • luiz disse:

        boa tarde! Danielle Salgado pode me add no msn luizmb13@hotmail.com pra trocarmos ideias de conserto de notebook, e tbem qualquer outra pessoa afim de conserto

  2. Devanir disse:

    ola washington, estou com o mesmo problema que vc, conseguiu resolver o seu?

    oi Dani, assim que coloco um inverter novo, o fusivel queima, poderia ajudar?

    • Boa Noite Devanir,

      Provavelmente tem algo em curto, verifique a voltagem do conector do inverter na placa mãe, verja se está passando a voltagem correta.

      Abraço.

    • washington disse:

      Devanir.
      Depois de trocar tudo, inverter, tela, etc. descobri que o problema era na BGA, e como o reparo custa quase o mesmo valor de uma nova placa, resolvi comprar outro note.
      Obs: Cuidado com algumas Assist. Técnica, pois curioso eu tambem sou.

  3. Devanir disse:

    Boa noite Dani,

    as tensões são: 2 pinos com 18v, 2 gnd, 1 com 3,2 V ou menos de acordo com o brilho.

    Troquei o fusível do inverter, quando liguei a lâmpada ficou dando um chiado e ai o fusível queimou,

    Como posso verificar se é a lâmpada?

    ja estou com o lcd quase todo desmontado, mas nunca fui mais além disso, da pra chegar até a lâmpada.

    Desde de já, obrigado.

    • Devanir disse:

      Boa noite galera, resolvi meu problema.

      como o nosso amigo washington disse, o problema era mesmo BGA.
      Com um novo inverter, peguei do cabo flet do lcd um sinal de +ou- 3V quando o mesmo esta ligado, coloquei no pino de apagamento e pronto. não tenho mais controle de apagar ou acender a tela mas funciona normalmente.
      obs: esse pino onde eu pequei o sinal tem que ser o que desliga quando se fecha tela

  4. Armando Uchoa disse:

    meu problema: se ligar num monitor externo fica normal, no lcd fica branca, ja troquei inverter, cabo flet, e monitor, tem algum trasistor ou algo na placa proximo que bloqueia a imagem

  5. Betão Choairy disse:

    Olá pessoal! Tenho um note compaq V5000 o qual vem dando problemas de apagamento da tela quando ligado na fonte de energia (o mesmo não ocorre quando ligado somente na bateria). Somente a lâmpada apaga, sendo que a imagem continua na tela (escura). Troquei o inverter, mas o problema persistiu! O que poderia ser este problema e como resolver??? Alguém poderia me ajudar??? Fico no aguardo! Grato! Betão

  6. Nilson disse:

    Boa noite Danielle,

    Tenho um note Intelbras Ellite de 12 polegada, meu filho deu uma dedada na tela e ficou a marcona redonda, porem a tela original do note é a B121EW03 V4 e comprei uma B121EW03 V6, até ai tudo bem, as duas são iguais mudando apenas brilho, porem a anterior estava funcionando normalmente, e a nova ficou escura (não acende a lampada) voltei a antiga e tambem não acendeu.
    É possivel queimar o Inverter ao trocar a tela? Caso sim, como testo o inverte o modelo do inverter do note é o M660JEINT de 6 pinos.
    Desde de ja agradeço.

    Grande abraço

    • Boa Noite Nilson,

      Infelizmente é possível sim queimar o inverter, mais pode ser também a soldagem dos pinos da lâmpada (solda fria). Verifique também se o cabo da lâmpada não está com cortes na capa dos fios, isso pode provoar vazamento de alta, pois, a estrutra do LCD é toda aterrada.

      Teste 1:
      1 – Desmonte a tela;
      2 – Verifique o cabo da lâmpada, observe se não existe pequenos cortes;
      3 – Retire a lâmpada do LCD, e verifique os contatos da lâmpada se não estão com a solda fria danificada;
      4 – Caso identifique dano na solda, ressolde a parte de saída de potência do LCD;
      5 – Caso não resolva, troque o LCD INVERTER

      Caso você olhe contra a tela e veja uma pequena sombra que é a imagem do programa se formando no LCD, ligue um monitor externo, caso funcione o problema está no LCD INVERTER. Este defeito está diretamente ligado ao circuito do LCD INVERTER.

      Teste 2:
      1 – Desmonte a tela;
      2 – Verifique se o LCD INVERTER está sendo alimentado (medir diretamente no fusível F1. A tensão de almientação poderá ser +5VDC ou +19VDC);
      3 – Medir a continuidade do fusível F1 (se está aberto);
      4 – Medir se há +5VDC do brilho (A tensão varia de 0 a +5VDC – BRILHO MÁXIMO, que é controlado no teclado ou num potenciômetro de controle de brilho na lateral da tela).
      5 – Medir se há +5VDC do circuito de apagamento (Acionado pelo switch de apagamento da tela).

      Observação:

      – Não há um padrão na pinagem do LCD INVERTER, normalmente a alimentação ocupa dois pinos e o terra também, sendo os outros para brilho e apagamento.
      – Seu conector normalmente é composto de 4,5 ou 6 pinos.
      – Para identificar qual é o pino do brilho, com o apoio do multímetro, deve primeiro descobrir qual o pino de alimentação, logo após deve variar o brilho, e medir em qual dos pinos a tensão varia de 0 a +5VDC.
      – Para identificar o apagamento, deve medir o pino que apresenta 0 volts quando é acionado o switch de apagamento da tela.
      – O LCD INVERTER só acende a lâmpada se a alimentação estiver presente, o pino do brilho tiver uma tensão + ou – de +3,2VDC e o pino do apagamento com + ou – +5VDC, fora isto, ele não acenderá a lâmpada.

      Abraço

  7. Joel Fernando disse:

    To com dois note Hp pavilion dv6120, sendo q um deles funcionando tudo ok.

    1 – O com problema acontece o seguinte, não da tela.
    2 – Peguei o Lcd do q esta Ok e instalei no q não da tela mas tambem não funcionou.
    3 – Funciona somente em monitor externo.

    A pergunta é o q pode ser?

    • Já peguei notes com esse problema e era o BGA, esse tb pode ser o seu caso.

      Abraço, bom fds

    • Betão Choairy disse:

      A linhagem DV da HP vem com defeito de projeto de fabricação, devido a altas temperaturas no chipset, o que acaba ocasionando o rompimento da solda BGA e consequentemente, problemas com imagem, desligamento automático do notebook, não boot da máquina, entre outros sintomas. Infelizmente, a HP vem caindo em conceitos e em confiabilidade devido a esses defeitos, que aparecem geralmente dentro dos primeiros 6 meses de uso do notebook. A HP tornou-se a empresa com menos confiabilidade dentre todas as marcas fabricantes, em testes realizados com usuários de notebooks do Brasil e do Mundo. Procure uma assistência técnica especializada e de confiança que possa avaliar se realmente seu problema é no BGA (quase 100% de certeza) e que possa fazer sua substituição, através da mudança da liga de soldagem. Abraços!

  8. Osmar disse:

    Bom Dia Danielle!
    Pode me ajudar, adiquiri un not da acer aspire e entrei nas configurações de video e tentei conecta-lo a um tv acinando a função de CONECTA-LO A UM PROJETOR logo a tela ficou escura nao consigo nada com a tv e não volta + a tela ase acender mesmo reinicando o not, inicia normalmente logo a tela se apaga porem ele fica ligado..existe algo pra reverter??

  9. Eduardo disse:

    Bom dia Dani… (Sou leigo)
    Por causa de uma queda, quebrou o lcd do meu note (Acer Aspire 5252 V842). O note ligava normal, mas não mostrava imagem, apenas uma sombra destorcida por ter quebrado o lcd. Desmontei, comprei o LCD novo de acordo com o PN. Ontem quando montei o novo LCD, o note liga normalmente, porém a tela continua escura, não dá sinal algum. Coloquei a tela quebrada novamente para testar e faz a mesma coisa, o note inicia normalmente mas a tela é totalmente escura e sem sinal algum. Lendo varios posts, penso que possa ser o LCD Inverter, mas neste note eu não acho o mesmo, a única placa que tem atras da tela é a mesma onde é acoplada a webcam, a outra é a placa do proprio lcd onde conecta o flat. Pode me dar uma luz sobre o assunto por favor!

    • Dani disse:

      Olá Eduardo,

      O LCD Inverter fica localizado na tela, e ficam ligados dois cabos nele, um em cada extremidade. Desmonte novamente a tela que irá encontrá-lo.

      Abraço

  10. mateus de Jesus disse:

    gostaria de saber qual o tipo de fusivel se deve colocar no lugar do antigo F1″T” do inverter do monitor LCD do Hp Pavillon dv5-1003nr,pois ele nao esta passando corrente( eu mesmo e que estraguei quando aproximei um radio comunicador perto do alto falante) se puder ajudar ficarei grato.

    • Dani disse:

      Olá Mateus,

      O fusívle é o mesmo utilizado nos estabilizadores e filtros de linha.

      Abraço

      • mateus de Jesus disse:

        muito obrigado pela resposta. mas e que eu fiquei com duvida pois nele esta escrito um “T” pois e bem pequeno ,gostaria de saber se voce poderia me indicar algum que eu possa colocar no lugar ou de que tipo de aparelho eu possa retirar um .
        atenciosamente: Mateus

      • Dani disse:

        Boa Noite Mateus,

        Fico feliz em saber que o meu tópico lhe ajudou. Qto ao resistir não sei lhe informar, porém nunca utilizei nenum outro tipo de fusível para este reparo, deixe-o em teste por um período.

        Qualquer dúvida é só postar!

        Abraço

  11. Mateus de Jesus disse:

    Danielle Salgado, gostaria de agradecer pelo topico sobre o inverter,pois atraves dele consegui consertar o meu inverter( HP Pavillon 1003nr) eu desconfiava que fosse o fusivel mas nao tinha os conhecimentos do seu topico. obrigado pela recomendacao sobre o fusivel,mas como eu nao tinha um de estabilazdor usei um de roteador que resiste ate 12 volts, mas a corrente que medi e de 19 volts estou em duvida se ele pode resistir. atenciosamente:mateus de Jesus

  12. Fernando disse:

    Olá, Daniele, tudo bem?
    No meu caso, o LCD as vezes acende, as vezes não. E a hora que ele resolve acender (ou apagar de vez) é o momento em que a tela dá um “refresh” após uma tela preta (ou seja, após um descanso, após reiniciar, etc). Em um monitor externo, nada disso acontece. Só no LCD do prórpio Laptop. O problema pode ter a ver com software?

    Agradeço antecipadamente

    • Dani disse:

      Oi Fernando,

      Bem de acordo com o que descreveu creio que o problema não seja software, caso fosse aconteceria também quando ligasse no monitor externo, pode ser algo na própria tela LCD, ou nos cabos, já fez a desmontagem da tela?

      Abraço

  13. Mateus de Jesus disse:

    Daniele boa noite.
    gostaria de saber se vc pode me dar uma ajuda em um Monitor “Sansung 2232 bw plus”.
    defeito: a tela acende mas fica passando uma imagem borrada ou escurecendo,tambem fica com listras vermelhas ,quando uso ele como tela estendida do note book.
    OBS: abri o Monitor e observei um capacitor estufado 330uf x 25v na saida 13.5 volts/ na placa que envia a imagem parao LCD testei os pontos 1.8 volts e 3.3 volts estao com voltagem correta mas os 2 pontos que estao marcados +5 volts nao aparece voltagem no multimetro.(esta placa se chama “2232BW placa Scaler”.
    se puder me ajudar ficarei grato fique em Paz.

  14. g4a7p disse:

    Como q eu sei se o pino 1 está com defeito, qual é o sintoma dele?E como se mede este fusível?

    • Dani disse:

      Bom Dia,

      Identifiquei o fusível na placa e com o multímetro verifique se a tensão de alimentação está +5VDC ou +19VDC, se estiver o fusível está bom, caso não ele está queimado.

      Abraço

  15. sergio luis bicudo disse:

    pergunta!! estou com um notebook itautec infoway w7630, tela esta escura, ja medi o inverte esta dando 18 volts, testei outra lampada e não ligou a lampada. alguma sugestão??

    • Dani disse:

      Bom Dia Sérgio,

      Ele está funcionando no monitor externo? Você verificou o pino de apagamento? Caso não, para identificá-lo deve medir o pino que apresenta 0 volts quando é acionado o switch de apagamento da tela. O LCD INVERTER só acende a lâmpada se a alimentação estiver presente, o pino do brilho tiver uma tensão + ou – de +3,2 VDC e o pino do apagamento com + ou – +5 VDC, for isso, ele não acenderá a lâmpada.

      Espero ter ajudado, post o resultado.

      Abraço, bom fds!

  16. sergio bicudo disse:

    Dani, sim ele funciona normalmente com monitor externo e vejo a imagem porem com a tela apagada (as lampadas) não acendem, ja coloquei uma lampada externa e não acendem. tenho seis pinos 2 com 19 volts, 2 terra , dois vermelhos um com 0volt e outro com 0, 40 volts. independente de acionar o pino de apagamento e os botões de brilho do teclado. posso jumpear 5 volts direto no inverter???

  17. rafael disse:

    por favor me ajudem !
    tenho um notebook da compaq com 1 problema!
    O note liga normal com um monitor ligado na saída VGA + com a sua propria tela ,acende mas fica cheio de listras ,foi de um dia para o outro que aconteceu o que possa ser ?

    • Dani disse:

      Boa Tarde Rafael,

      Este defeito é ocasionado, devido à pressão contínua na tela do notebook, causado por pasta de transporte muito cheia e apertada, provocando o deslocamento da retina das placas de cristal no LCD.

      Para solução só com a substituição do LCD.

      Abraço e bom fds

  18. Patrick disse:

    Boa tarde Dani,
    Estou com um notebook ntb sim 1016 que a tela esta escura, medi as tensões do inverter de 6 pinos e deu : 1,2 – 19V ; 3 – 3,23V ; 4 – 2,85V , 5,6 – terra, gostaria de saber se essas tensões estão certas, ja testei outra tela lcd eo problema continua .

    At. Patrick

    • Dani disse:

      Boa Tarde Patrick,

      O LCD INVERTER só acende a lâmpada se a alimentação estiver presnete, o pino do brilho tiver uma tensão +/- +3,2VDC e o pino do apagamento com +/- +5VDC, fora isto, ele não acenderá a lâmpada.

      Abraço

      • sergio bicudo disse:

        Patrick, veja se chega +-5 vdc no pino com com fio vermelho do inverter, se não chegar faça um jumper dos 5 volts do USB para o o inverter que deve funcionar, comigo funcionou.

        abraço
        Sergio Bicudo.

  19. Rodrigo Marins disse:

    Olá, estou com problema semelhante.

    Meu note caiu no chão mas como estava na mochila e foi de uma cadeira não me preocupei.Ao liga-lo outro dia, percebi que a bateria dele , que é de encaixe,tinha soltado.Quando liguei a tela fica totalmente cinza, sem manchas,não dá para distinguir nada, nem sombra, consigo alterar para mais e menos as funçoes de contras pelas teclas FN e ao liga-lo num monitor externo ,a imagem está normal. Será que é mais provavel um mal contato do cabo flat ?

    obrigado.

    • Dani disse:

      Bom Dia Rodrigo,

      No seu caso pode ser sim um mal contato, vale desmontar e verificar se o cabo está desencaixado, caso esteja tudo certo e o problema persista vale seguir a dica do post. Qualquer dúvida é só postar.

      Abraço e bom fds.

  20. Rodrigo Marins disse:

    Desculpe, quis dizer “consigo alterar para mais e menos as funções de contraste”

  21. Fabiano Silva disse:

    Boa tarde,

    Estou com um problema em um notebook da HP Pavilion Ze2410. O LCD nao acende, consigo visualisar as imagens quando em um abiente bem iluminado, ao conectar a um monitor externo e naTV pelo S-video. Pode ser problema no INVERTER? Como posso testar para saber se não pode ser a lampada? Grato

    Fabiano

    • Dani disse:

      Boa Tarde Fabiano,

      Pelo que descreveu pode ser a lâmpada, mais siga o passo a passo do post que com certeza conseguirá resolver. Caso tenha alguma dúvida post aqui.

      Abraço.

  22. rafael disse:

    Estou com o seguinte problema, a tela do notebok as vezes da imagem as vezes não, mas no monitor externo dá quando no lcd do notebook não dá. Agora o detalhe é quando no lcd do notebook dá imagem ai fico uns 5 minutos sem mexer a tela começa a escurecer de um lado depois fica tipo piscando a lampada enquanto isso no monitor externo continua normal (video nos dois montores) ai eu mexo no mouse do note a tela acende denvo e só da o problema se eu ficar sem mexer nele. oque pode ser isso ? Ja tentei preciona a tela quando ela apaga para ver se é mau contato mas não acendeu. se necessario posto um video para visualização do defeito.

    • Dani disse:

      Bom dia Rafael,

      Pelo que relatou acredito que seja o BGA, para solucionar somente com substituição do mesmo, para tal será necessário levar a uma assistência.

      Abraço

  23. José disse:

    Ola Danielle,
    estou com um HP dv2000 tem imagem de fundo quando o ligo, mas com um monitor externo ele não funciona. Oque poderia ser? sei que não é a tela do note, pois liguei um inverter externo e funcionou normal. Testei tb uma tela nesse note q tem imagem só no fundo e o inverter não acende. Além do inverter, pode ser que não esteja chegando tensão nele? obrigado

  24. José disse:

    Obrigado, para ajudar meu multimetro deu problema e não esta medindo tensões, vou comprar outro e logo após posto se solucionei ou não o problema.

  25. Rafael Cabiludo disse:

    BOM DIA DANI, 1o meus parabéns pelo tópico! São poucos da eletrônica/informática que ajudam da forma como vem fazendo. Como todos aqui eu tb tenho o mesmo problema. Mas pra não ficar repetindo vou dizer diretamente o que acontece. Lâmpada está OK, testo sempre com peça de SCANNER que tenho aqui e tá blza. a Tela também está OK, o INVERTER coloquei um novo e na 1a medição (6 pinos) encontrei as tensões 19V / 3.3V e 1,8 quase 2V – Liguei o NOTE – tudo certo com a imagem, desliguei e fui ligar novamente e não tive mais imagem c/ backlight aceso (Not ACER). Repeti a medição e a linha de 1,8V não tem mais, só 0V agora. Pelo que andei lendo aqui, pode ser aquele pino quando abaixa a tela na carcaça para desligar a tela com defeito? Testei o flat e também está perfeito, segui as linhas/trilhas da placa e quase não encontrei componentes. Ou seria outra coisa? Obrigado pela oportunidade de postar minha dúvida e se possível gostaria de ajuda! bom fim de semana

  26. José disse:

    Boa tarde Dani,
    Comprei o multimetro, testei as saída das tensões do note que vão para para o inverter, são as seguintes 2 de 17,0V e 1 de 3,2V. Com o monitor externo funcionou e as lampadas do note estão ok. Achei estranho essas saídas de 17,0V, estão normais????

    Abraços.

    • Dani disse:

      Bom Dia José,

      Desculpe a demora em respondê-lo mais estive ausente por uns dias. Quanto a sua pergunta estão normais sim, conforme descrevi no post elas podem estar entre 5 e 19v.

      Abraço

  27. Artur disse:

    Ola tenho um note kennex esta com a tela escura mais quando aperto e botão que fica perto da dobradiça a tela da uma piscada pode ser este o defeito

  28. José disse:

    Boa tarde Dani,

    Fui até a Santa Efigenia e testei com outro inversor la e a tela continua escura, mas com imagem no fundo, testei o meu inversor la também, e ele está bom. O moço me disse que é BGA, mas quando temos problemas de BGA ficamos sem imagem externa tb, correto? e outra coisa, acho que não é BGA pq quando eu ligo um inversor externo no notebook ele acende normal e consigo trabalhar nele normalmente. Será que pode ser as tensões que estão indo para o inversor??

    Abraços e bom final de semana.

    • Dani disse:

      Boa Tarde José,

      Realmente o BGA não funcionaria nem no monitor externo, vc testou a lâmpada? Meça novamente as tensões e verifique se estão iguais as tensões que eu relatei no post, qualquer coisa post novamente.

      Abraço e bom fds

      • Cabiludo disse:

        Boa tarde. No ACER 5040, onde fica o componente que controla o ajuste brilho? O INVERTER não está recebendo a alimentação necessário para o BACKLIGHT acender. Se puxar ligação da USB por exemplo imagino que 5V é muito. Gostaria de consertar o recurso ajuste BRILHO. Se alguem puder ajudar agradeço desde já. Do mais, PARABÉNS pelo site Dani!

  29. joão disse:

    Estou com umw7630 sem alimentar o invert (tenho imagem no monitor externo),já verifiquei a votagem dos pinos tenho 19v,2,3v,o,4,0,4 e o. A duvida é em qual desses pinos irei jampear com 3,3v?

  30. joão disse:

    correção das voltagens!
    19,7v,19,7v ,2,3v ,0 , 0 e 0 uo seja os tres ultimos com zero.

  31. Adriano Nunes disse:

    Oi Dani, estou com um Notebook Philco que está com a tela escurecida, estou desconfiado do inverter, se eu pegar o inverter de outro LCD, mas de um hp que queimou a plc mãe, poderia dar certo ?????

    • Dani disse:

      Boa Noite Adriano,

      Desculpe a demora para respondê-lo.. O inverter teria que ser igual ao que está no seu note da Philco, caso seja pode utilizar sim.

      Abraço

  32. Marcos Xavier Guajara-mirim-Ro disse:

    olá Danielle … uma probleminha dificil de resolver! to com um sony vaio PCG 61315L tela de led. que funciona normalmente com o monitor externo, porém com a tela dele mesmo fica só akela imagem escura de fundo.
    Tudo começou depois q a tela foi trocada, pois a original quebrou, a primeira tela q eu coloquei ficou com as cores invertidas, tipo “negativo” e as outras ficam esscuras, e ja testei as 3 telas em outro not e estao perfeitas.. grato!!

    • Dani disse:

      Boa Noite Marcos,

      Desculpe a demora em respondê-lo… Teste o inverter e o cabo de vídeo, podem ser um dos dois o problema.

      Estou a disposição para qualquer dúvida.

      Abraço

  33. Felipe Oliveira disse:

    Olá Dani,

    Tenho um notebook toshiba, o qual a tela LCD parou de funcionar. Troquei o inverter, a tela passou a funcionar por uns 15 minutos e apagou novamente. Quando eu tiro e coloco o cabo flat a tela LCD dá uma piscada e apaga (o mesmo acontece quando eu fecho e reabro a tampa do notebook). Detalhe: com monitor externo funciona normalmente. Além disso, a tela parece funcionar normalmente, pois frente a luz dá para enxergar as janelas e tudo mais, o que faz a gente concluir que é apenas problema de iluminação (lampada).

    O que você sugere, algum defeito no cabo flat, problema de voltagens, etc?

    Agradeceria muito se pudesse me ajudar.

    Um abraço e parabéns pelo blog e sua dedicação em responder.

    • Dani disse:

      Boa Noite Felipe,

      Desculpe a demora em respondê-lo.. Verifique a tensão do inverter e a lâmpada, pode ser um dos dois.

      Estou a disposição para qualquer dúvida.

      Abraço

  34. Rafael disse:

    Olá danielle

    Posso ligar um inverter com 6 pinos num cabo flat de 4 pinos. Se tem como posso fazer a ligação?
    ligando o cabo flat no pino 1 do inverter ou ligando no 3.

    Agradeço a tua atenção

  35. Marinna disse:

    Olá Dani Bom dia!Estou com um dell que depois de um tempo a tela fica com algumas faixas coloridas meio que piscando e as vezes branca,com o monitor externo funciona normalmente,troquei a tela deixei horas em teste,tudo ok liberei pro cliente que dois dias depois voltou dizendo que estava novamente com o defeito,falaram pra mim que o defeito pode ser BGA ,mas se fosse BGA não teria que dar defeito também com o monitor externo?…desde já agradeço pela dica

    • Dani disse:

      Boa Noite Marinna,

      Desculpe a demora em respondê-la, eu já tive problema com um hp com tela touch que aconteceu isso e era o BGA. Tudo indica que no seu caso também seja.

      Estou a disposição para qualquer dúvida.

      Abraço

  36. clovis disse:

    Boa tarde. No hp dv1580SE troquei o inverter(já tinha testado a lâmpada com inverter externo) e a tela continua escura, testei com monitor externo e ta ok, porem quando fui medir as tensões so achei uma de 2v em um dos pinos. Testei todas as vias do cabo flat também ta ok, BGA não é senão não gera imagem pro monitor externo. O que pode estar acontecendo?

    • Dani disse:

      Boa Noite Clovis,

      Desculpe a demora em responder… De acordo com o que relatou, pode ser que o problema seja na tela. Veja se consegue alguma pra testar.

      Estou a disposição para qualquer dúvida.

      Abraço

  37. João disse:

    Olá!
    O meu problema é mais ou menos idêntico. Após uma queda (a alça da mochila arrebentou), o notebook só funciona com monitor externo e perfeitamente. O LCD dá uma imagem clara como se estivesse inicializando e o bilho (Fn+F5 e Fn+F6) funciona tudo direitinho.
    O que você me sugere?
    Grato
    João

    • Dani disse:

      Boa Noite João,

      Desculpe-me a demora em responder… Siga o passo a passo do post, provavelmente conseguirá resolver o problema.

      Estou a disposição em caso de dúvida.

      Abraço

  38. Patricia disse:

    Ola,

    Primeiramente parabéns pelo post.
    Por favor, poderia detalhar melhor como realizo o teste do fusível F1?Desculpe é que sou leiga neste assunto especifico, nunca havia usado um multímetro, e só quero ter certeza que meus testes dando 0 estão corretos.
    O note é um Toshiba IS-1462 e a tela ficou assim após minha prima derruba-lo no chão.

    Obrigada

    • Dani disse:

      Boa Tarde Patrícia,

      Desculpe-me a demora em responder.
      O F1 costuma ser serigrafado no inverter, basta posicionar o multímetro em cima e medir a tensão, caso dê 0 ele está aberto.

      Qualquer dúvida estou a disposição.

      Abraço

      • Patricia disse:

        Olá, boa noite. Efetuei a troca do inverter e ficou td na mesma. Arrumei uma outra tela e na mesma. É possível que seja o cabo que liga a tela a placa?Pois dele sai um conector que vai no inverter, então estava pensando se ele nao pode ta com defeito e estar passando pouca energia p/ o inverter….
        Obrigada

      • Dani disse:

        Olá, Bom Dia Patrícia!

        Eu estou com um Positivo aqui com o mesmo problema, já troquei todos os cabos e o inverter, a tela e o problema persiste, estou suspeitando que o problema seja no BGA, talvez este seja o seu problema também.

        Abraço e bom final de semana!

      • Luciano disse:

        Faça o teste colocando o cabo na saida de video do notebook e veja se tem uma tecla de atalho usando o FN+F7(no meu) ou o icone de saida de video do seu teclado + FN para ver se esta com problema apenas na tela(se sair imagem) ou se é o BGA(Se não sair imagem) em um monitor externo ou tv com entrada de video(cabo de computador desktop).. tambem experimente limpar as memorias RAM com borracha branca macia, pode ser que o note nem ta inicializando certo devido as memorias com conectores sujos..se tiver duas memorias testa uma de cada vez..boa sorte.. estamos aqui pra ajudar.. abraços t+.

        Luciano.

      • Patricia disse:

        Ok. e como saber se o problema é na bga?ainda nao arrumei um cabo p/ testar. Funciona normalmente em monitor externo, no monitor dele so falta a luz mesmo…

      • Luciano disse:

        Patricia então não é BGA, se funciona em um monitor externo normal.. pode ser mau contato, solda fria, lampada ou inverter mesmo… aqui no meu tirei e recoloquei bem os cabos e voltou a funcionar a lampada, siga o tutorial da Dani..primeiro retire e recoloque os cabos….se não funcionar.. faça os testes e verifique a lampada e se não tem solda fria(mau contato), abraços t+.

        Luciano.

  39. Monique disse:

    Olá parabéns pela iniciativa!! Ficaria muito grata se vc pudesse me ajudar. Meu computador da sony caiu no chão e ao ligar não aparecia mais nada mas aos poucos com uma luz contra a tela pude ver o meu plano de fundo. Resolvi desligar e ligar novamente para ver se funcionava e então começou um chiado no canto direito, abaixo e com essw ruído nenhuma imagem aparece. As vezes o ruído pára e a imagem escura só visível com uma luz contra volta. Como estou forado Brasil não quero ser enganada pois o técnico quer 300 euros para trocar a tela sendo q ele mesmo disse q testou e funciona num monitor externo. O que eu faço?? Beijo

    • Dani disse:

      Boa Tarde Monique,

      Desculpe a demora em responder. Pelo sua descrição parece ser sim problema na tela, para solução somente com a substituição da mesma, sendo a tela realmente ele vai funcionar no monitor externo sem problema algum.

      Estou a disposição para qualquer dúvida.

      Abraço

  40. Luciano disse:

    Olá a Todos!Nossa adorei o tutorial.. ainda mais que buscava uma solução para meu problema que esta diretamente ligado a tela escura e sistema operando bem la no fundo sem luz na tela.. identico ao que a Senhorita Dani nos informou.. Parabéns ..desmontei a tela e achei o inverter.. porém não achei este local F1 citado.. podem me ajudar.. obrigado desde já, muito prazer a todos.

    Luciano.

    • Dani disse:

      Bom Dia Luciano!

      Obrigada pelos elogios e pela visita. Quanto ao F1 citado, ele está serigrafado no inverter, olhe com atenção que com certeza irá encontrá-lo.

      Abraço e ótima semana!

  41. Luciano disse:

    Bom Dia Dani! Abri o notebook todinho rsrsrsrs.. um Compaq Presario CQ50 110BR, notei que a tela mesmo abrindo vem lacrada.. achei o cabo flet, inverter e não vi nenhuma lampada, devo abrir o Lacre e buscar pela lampada ou melhor começar pelo teste do inverter..o sistema funciona normalmente como citado anteriormente, com tela bem escura só vendo no fundo posso ver com ajuda de uma luz externa.. aguardo resposta.. obrigado novamente.. abraços t+.

    Luciano.

    • Dani disse:

      Bom Dia Luciano!

      Faça o teste do inverter primeiro, caso o resultado não apresente problema nele aí sim você deslacra a tela e testa a lâmpada, mais muito cuidado quando for mexer na lâmpada, porém ela é muito fina, qualquer pressão um pouco mais forte é suficiente pra quebrá-la.

      Faça os testes e retorne os resultados, estarei aqui pra ajudá-lo no que for possível.

      Abraço e ótima semana!

      • Luciano disse:

        Boa Noite Dani! Fiz uma limpeza no notebook .. tirei todos os conectores e recoloquei novamente, dai testei e tava funcionando dinovo a tela.. creio que algo tava solto ou mau contato..Obrigado a força.. deus abençoe a ajuda que tem oferecido.. Se precisar de ajuda só pedir .. forte abraço .. Parabéns novamente pelo Otimo tutorial, vai ajudar muita gente..t+.

  42. Galera, imploro ajuda hahaha.
    Estou com um notebook intelbras, com tela de LED modelo M140nwr1.
    Esse note recebeu uma pancada na tela e quebrou, troquei por uma nova com modelo Lp140wh2 que é identica.
    O notebook só funciona com saida VGA, com essa tela nova, da impressão que vai funcionar porem nao aparece imagem. Mas a tela acende normal, até pisca em alguns momentos, que creio que seja o momento que sai da bios pra ler a HD e carregar o windows..
    Sabem me dizer o que pode ser?

  43. amaro disse:

    ola.boa tarde dani!
    tenho um note cce wim o caso e o seguinte a tela nao acente ja testei o inverter no f1 e a corrente vem normal, coloquei video externo e ele funciona normal vc poderia me dar uma dica obrigado aguardo

  44. Bruno Henrique Morelli disse:

    Boa tarde, Dani.

    Teria como me add no msn?

    Caso tenha,
    b-morelli@hotmail.com

    Muitissimo obrigado.

  45. Manoel Bastos disse:

    Boa noite Dani,

    Gostaria de um breve diagnostico seu, tenho um positivo sim+ edition 285, ele estava com a tela meia fraca dava para enchergar quadradinhos pequenos na tela, um pixel morto e com poucas cores como se tivesse mudado a qualidade de cores no windows mais isso não foi feito. Então resolvi abrir ele para verificar, no ato da abertura fui sempre testando e ele ficava do mesmo jeito ate que desisti e fui fechar o note, ao ponto que depois de fechado o lcd não ligou mais nem as lampadas, testei em outro monitor e ele funcionou legal. Lembrando que esse note não te inversor… O problema não seria no cabo flat?? Ou o lcd papocou??

    • Dani disse:

      Boa Tarde Manoel Bastos,

      Antes de mas nada desculpe-me pela demora em responder.
      Referente ao seu problema pode sim ser o cabo, mais está mais para o LCD ter dado problema, veja se consegue um LCD para fazer um teste.
      Qualquer dúvida estou a disposição.

      Abraço

  46. Gustavo disse:

    Tela do netbook fica escura, mas quando ligado no carregador de energia fica normal, pode ser o Inverter?

  47. Dani, boa noite!

    Creio que o meu problema é semelhante ao da maioria daqui, só com uma diferença: eu não manjo nada, mas nada mesmo, sou um noob, rs

    Meu Dell Vostro 3550 teve o LCD rachado. Comprei outro e o substitui, porém a tela acende mas não tem imagem alguma. Pelo monitor externo aparece normalmente. Vi que você fala muito de Inverter ou BGA, mas nem faço idéia do que sejam essas coisas.

    Você pode me auxiliar com o passo-a-passo, por gentileza? S não for pedir a mais.

    Obrigado.

    • Dani disse:

      Boa Tarde Vinícius,

      O passo a passo do inverter está no post, para o BGA somente levando em uma assistência técnica.
      Pelo que relatou verifique o cabo de alimentação da tela pode ser ele também.
      Quando o notebook cai o ideal é fazer uma geral porém pode ter danificados mais de uma coisa.

      Qualquer dúvida estou a disposição.

      Abraço

  48. Vivo Casonato disse:

    Olá Dani.. Boa Noite,

    esse seu post é SENSACIONAL…ajudou a reparar o note da minha esposa… mas agora o meu deu piti e achei que fosse o mesmo defeito, mas… segui todo o tuto… fiz os testes do inversor no note dela que é IGUAL, o mesmo e a tela funcionaram, liguei o mesmo no monitor externo e funcionou normalmente, agora me resta uma duvida, existe alguma técnica MCGyver que possa estar ligando o inversor puxando o sinal(energia de algum outro ponto da placa, pois testando a saída direto na mesma não há sinal algum de energia para o inverter. o código do mesmo é m660Jeint-d.

    Obrigado desde já

    • Dani disse:

      Boa Tarde Vivo,

      Fico feliz em ter conseguido ajudá-lo com o notebook da sua esposa.
      Quanto ao seu, eu sei uma técnica para te indicar, o ideal seria levar em uma assistência técnica.

      Qualquer dúvida estou a disposição.

      Abraço

      • Vivo Casonato disse:

        oi Dani… moro em praia grande-sp, aqui num tem nenhuma “assistencia” que faça isso… estive já em algumas em santos e são vicente e em ambas os “técnicos” diziam não ter conserto e talz… por isso estou até então pensando nessa forma para acionar a mesma.. caso tenha como me dar umas dicas sobre essa técnica eu ficaria imensamente agradecido. meu e-mail é tormentor@ig.com.br

  49. Dhiego pagoto disse:

    Olá, tenho um notebook SONY VAIO VPCEH27FX, ele caiu e quebrou a tela,
    Troquei a tela mas agora mostra a imagem da tela mas nao acende a luz de fundo dela.
    Se colocar uma lanterna contra ela (rs) da pra ver a imagem.
    A tela é uma tela LED 15.6 40 pin.

    Gostaria de saber oque pode ser?

    Preciso muito de sua ajuda

    • Dani disse:

      Boa Tarde Dhiego,

      Pelo que descreveu o problema é ausência de alimentação no circuito do LCD.

      Desmonte a tela, retire o cabo de vídeo do LCD, com o multímetro verifique se a tensão de +3,3VDC dos pinos 1 ao 2 ou do 1 ao 3 (tensão para alimentar o LCD) e fazer teste no cabo de vídeo usando o procedimento do teste, verifique também o estado do cabo ou verifique a continuidade do mesmo, se ele não apresenta nenhuma trilha aberta ou fio partido, retire o LCD e remova a placa do circuito (tenha muito cuidado neste momento para não provocar danos nos cabos da matriz), não é necessário retirar os cabos, procure o fusível de alimentação, que normalmente tem localização na serigrafia da placa F1, podendo ele ser um fusível normal ou um resistor de valor zero.

      Qualquer dúvida, estou a disposição.

      Abraço

  50. Boa tarde DANI!!
    eu tenho um notebook Compaq v5000 e o e o monitor dele liga mais não aparece a imagem, as vezes fica todo branco as vezes preta com uma lista na horizontal outra na vertical as vezes umas manchas. e no monitor externo funciona normal!! por onde devo começar ? o lcd inverter em si parece estar bom.

    • Dani disse:

      Boa Tarde Guilherme,

      Vamos por partes rs.

      Tela às vezes branca:
      Desmonte a tela, retire o cabo de vídeo do LCD, com o multímetro verifique se a tensão de +3,3VDC dos pinos 1 ao 2 ou do 1 ao 3 (tensão para alimentar o LCD) e fazer teste no cabo de vídeo usando o procedimento do teste, verifique também o estado do cabo ou verifique a continuidade do mesmo, se ele não apresenta nenhuma trilha aberta ou fio partido, retire o LCD e remova a placa do circuito (tenha muito cuidado neste momento para não provocar danos nos cabos da matriz), não é necessário retirar os cabos, procure o fusível de alimentação, que normalmente tem localização na serigrafia da placa F1, podendo ele ser um fusível normal ou um resistor de valor zero.

      Listras na vertical e horizontal
      somente com a substituição do LCD

      Qualquer dúvida estou a disposição.

      Abraço

Deixe um comentário